TATIANA ALVES
( BRASIL - RIO DE JANEIRO)
Tatiana Alves Ferreira possui Graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Bacharelado e Licenciatura) (1988), Especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela mesma universidade (2000). Atualmente integra o quadro efetivo do CEFET/RJ, na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Expressão Portuguesa. Integrou, de 2009 a 2012, o grupo de pesquisa Afro-brasileiros, Discurso, Estudos Literários e Culturais e o NEAB, ambos no CEFET/RJ.
Integrou, entre 2010 e 2012, o corpo docente e o colegiado do Mestrado em Relações Etnicorraciais (PPRER) na mesma instituição. Leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no ensino médio e técnico e atuou, de 2009 a 2013, na Pós-Graduação Lato Sensu Relações Etnicorraciais e Educação: uma proposta de (re)construção do imaginário social, tendo ministrado a disciplina Lendo a África: representações e configurações identitárias.
Atua ainda como colaboradora na Editora Celacanto, sem vínculo empregatício. Pesquisa a representação do feminino na literatura.
Informações coletadas do Lattes em 17/07/2025
PRÊMIO SESC DE POESIAS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Poesias. Edição 2016. Brasília: SESC DF, 2017. 108 p.
Exemplar da biblioteca de Antonio Miranda
Reinvenção
Como uma lagartixa,
que solta a cauda ao se sentir acuada,
Despisto meus inimigos,
Deixando pra trás partes de mim.
E, também igual a ela,
Refaço meus pedaços e me recrio após o ataque.
Mas supero a lagartixa:
Ela só perde a cauda uma vez
E esta se refaz.
Já eu sempre me reinvento,
Remendo e refaço,
Recrio e renasço,
Cada vez mais.
*
VEJA e LEIA outros poetas do RIO DE JANEIRO em nosso Portal:
https://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/rio_de_janeiro.html
Página publicada em setembro de 2025.
|